O que é mouse?

O que é mouse?

Publicado em 15, Out 2022

Com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, o uso de computadores e dispositivos é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje.

É o caso por exemplo do computador, que está presente em diversos lugares como, lojas, mercados, empresas e tudo mais. Contudo, muitas pessoas ainda desconhecem os componentes que fazem parte do computador, como o mouse.

Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre esse periférico tão importante para seu computador.

O que é um mouse?

O mouse é um dos primeiros periféricos a chegar ao mercado para controle de computadores e até hoje continua funcionando como fiel companheiro do teclado.

Um mouse de computador é um dispositivo de entrada apontador, responsável por controlar o cursor na tela. É um hardware portátil, que serve para manipular, de forma fluida, diversos objetos gráficos que vemos no monitor.

Ele funciona detectando a interação entre o periférico e sua superfície de suporte. Permite mover, selecionar e interagir com todos os arquivos e programas do pc.

No mais, a maioria dos mouses se conecta a um computador por meio de um cabo USB ou sem fio.

Como o mouse surgiu?

Doug Engelbart inventou o primeiro mouse de computador, que foi chamado de "índice XY". Como pesquisador do Stanford Research Institute em 1964, ele queria encontrar uma maneira simples de usar os grandes computadores da época.

Seu design utilizava rodas giratórias, inspiradas em certos dispositivos de medição.

Em 1968, engenheiros da Telefunken na Alemanha trouxeram a versão de bola rolante para o mercado, conhecido como mouse mecânico, que se tornaria então o padrão mais utilizado por décadas.

Quais são os usos típicos de um mouse de computador?

O mouse do pc tem funções úteis, tanto para controlar o sistema operacional, editar programas ou mesmo para jogos (onde se destacam os mouses gamers).

É um dispositivo de entrada muito importante para o computador, especialmente quando você precisa aplicar um alto grau de precisão e velocidade com o ponteiro/cursor.

A maioria dos mouses vem com um botão esquerdo, um botão direito e um botão de rolagem para simplificar a navegação por programas e navegadores.

Além disso, o mouse é basicamente usado para:

  • Abrir programas, pastas e outros itens no PC.
  • Mover e selecionar arquivos com o botão esquerdo.
  • Abrir funções e menus, usando o botão direito.
  • Aproximar, afastar e navegar por softwares, com a ajuda do botão de rolagem.
  • Além disso, vários modelos possuem ainda botões adicionais, para serem utilizados em funções específicas de cada programa.

Tipos de mouse hoje em dia

Podemos nos dias de hoje encontrar modelos de todas as formas, tamanhos, luzes, cores e todas as opções possíveis para se conectar ao computador. Com cabo ou com Bluetooth.

Dependendo da forma de conexão, podemos encontrar mouses sem fio que nos oferecem mais independência e são conectados por infravermelho, por Bluetooth (o mais utilizado) ou por rádio frequência.

Ou se preferir, o mouse com fio que atualmente funciona com USB na maioria dos casos.

Os dois tipos de mouse mais usados com mais frequência, são:

Mouse óptico

A tecnologia de mouse mais utilizada é a óptica, pois oferece a vantagem distinta de ser substancialmente mais barato do que sua contraparte, a de laser.

O mouse óptico foi apresentado como uma alternativa ao mouse mecânico desatualizado.

O mouse óptico é um dispositivo apontador avançado que usa um diodo emissor de luz, sensor óptico e unidade de processamento de sinal digital em vez de um transdutor eletromecânico tradicional e bola de mouse.

Mouse a laser

O mouse a laser é muito mais preciso que o mouse óptico, principalmente pelo fato de a tecnologia do sensor óptico ter sido substituída por um laser, obtendo assim maior estabilidade e sensibilidade, algo muito levado em consideração por designers gráficos e gamers.