Publicado em 15, Out 2022
Os mouses gamers atuais usam apenas dois tipos de sensores: laser e ópticos. Em última análise, esses dois tipos são bem parecidos, mas cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso, cabe a você definir realmente qual é o melhor dentro de suas condições e preferência.
Os sensores ópticos utilizam um LED geralmente vermelho para iluminar a área na qual devem registrar o movimento. Os sensores a laser, que também são sensores ópticos, usam iluminação a laser infravermelho para detectar onde o mouse se move.
Básicamente, todo mouse é óptico porque usa sensor CMOS óptico para detectar movimentos.
Mas em termos técnicos, um mouse óptico usa uma lâmpada LED como fonte de luz, enquanto um mouse a laser usa um diodo laser infravermelho em vez de um LED para iluminar a superfície abaixo do sensor.
O mouse a laser é mais preciso do que sua contraparte óptica em termos de rastreamento da superfície com sensibilidade e precisão 20 vezes melhores.
Embora os mouses ópticos funcionem melhor em um mouse pad, superfície de madeira ou superfície metálica, quando se trata de superfícies brilhantes e de vidro eles têm dificuldade para acompanhar. É aí que o mouse a laser se destaca.
A maior vantagem de usar um mouse a laser é que ele funciona em qualquer superfície, até mesmo no vidro.
Em superfícies como o vidro, ele procura micro-riscos e os usa como pontos de referência para detectar movimentos. Além de um melhor rastreamento, o mouse a laser é capaz de atingir níveis de DPI muito altos.
Um mouse óptico pode sofrer em superfícies brilhantes e de vidro, mas quando se trata de outras superfícies não brilhantes, eles são tão bons quanto um mouse a laser.
Logo, se a sua mesa tiver uma superfície de vidro, o mouse a laser é sua melhor opção. Em termos de rastreamento, o mouse óptico é conhecido por ter um desempenho mais estável e consistente.
Como afirmado anteriormente, a principal desvantagem de usar um mouse óptico é que ele não funciona bem em todas as superfícies e também não possui níveis de DPI tão altos quanto um mouse a laser.
O mouse a laser pode ter níveis de DPI muito altos, mas muito poucas pessoas os usam em seu DPI máximo. O mouse a laser sofre de problemas de jittering e aceleração, especialmente em dpi mais baixos e em resoluções de tela mais altas.
A razão para esse tipo de comportamento é que seu sensor é super equipado, preciso e detecta os mais pequenos relevos de uma superfície que resultam em um desempenho instável. Em outras palavras, seu sensor é muito sensível.
Para ser franco, o sensor óptico ou a laser não deve ser o único critério para selecionar um mouse, já que funcionam da mesma forma praticamente. O mouse a laser pode ter especificações melhores, mas na vida real os usos do mouse ópticos são o rei.
O mouse óptico melhorou tanto quanto o laser em desempenho e alguns deles podem até combinar em termos de especificações e níveis de dpi.
Os mouses ópticos são conhecidos por um desempenho mais estável e essa é a razão pela qual quase todos os mouses de alto nível para jogos são feitos com um sensor óptico interno.
Por outro lado, o ponto mais forte do mouse a laser é que ele funciona em uma superfície/mesa de vidro, já o mouse óptico, funciona apenas se tiver um mouse pad por baixo.