Publicado em 01, Abr 2023
Os fabricantes de mouse divulgam altas taxas de pesquisa projetadas para aumentar a velocidade e a capacidade de resposta, mas é natural se perguntar se isso é um truque de marketing ou se a taxa de pesquisa do mouse realmente afeta o desempenho.
Este guia detalha o que significa a taxa de polling do mouse e como escolher a melhor taxa de polling para a configuração do seu computador.
A taxa de pesquisa do mouse refere-se à frequência com que o mouse informa sua posição e outros dados ao computador, medidos em Hertz (Hz). Hertz mede o número de vezes que algo ocorre em um segundo.
Por exemplo, se você tiver uma taxa de polling de 500 Hz, isso significa que o mouse se reporta ao computador 500 vezes por segundo. Uma taxa de polling mais alta significa que o mouse relata com mais frequência e tem menos atraso, medido em milissegundos.
A taxa de polling mais comum para mouses básicos é de 125 Hz, embora os mouses para jogos geralmente apresentem taxas de polling de 500 Hz a 1.000 Hz.
Alguns mouses permitem que você defina uma taxa de polling personalizada, enquanto outros (principalmente o Razer Viper 8K ) possuem taxas de polling de até 8.000 Hz.
Uma taxa de polling mais alta pode oferecer uma vantagem de desempenho, especialmente se você precisar de velocidade e precisão para jogos de tiro em primeira pessoa (FPS).
Digamos que sua taxa de votação seja de 1.000 Hz, mas seu oponente seja de apenas 125 Hz. Seu oponente tem um atraso de 8 milissegundos em cada movimento e clique do mouse, mas você tem apenas um atraso de 1 milissegundo. Tudo o mais sendo igual, você pode reagir e responder 7 milissegundos mais rápido que seu oponente.
Dito isto, há um limite para essa vantagem. Se sua taxa de pesquisa for de 1.000 Hz e a de seus oponentes for de 500 Hz, a diferença no tempo de resposta é de apenas 1 milissegundo. É praticamente imperceptível e provavelmente não lhe dará uma vantagem distinta.
Uma alta taxa de polling oferece maior velocidade, capacidade de resposta aprimorada e precisão aprimorada, mas você não precisa da taxa de polling mais alta possível para executar no nível mais alto.
Se você usa seu computador apenas para tarefas simples ou é um navegador da Web casual, pode obter uma taxa de polling de 125 Hz ou 250 Hz.
Jogadores competitivos e profissionais de produtividade podem preferir uma taxa de polling de 500 Hz ou 1.000 Hz.
Mais do que isso, você provavelmente está pagando por vaidade, em vez de melhorias significativas de desempenho, pois é improvável que perceba se seu tempo de resposta melhora em um mero milissegundo.
Além disso, lembre-se de que seu sistema pode ter restrições que limitam o desempenho. Muitos monitores têm taxas de atualização de 240 Hz a 360 Hz. Um mouse com uma taxa de pesquisa de 500 Hz responde mais rápido do que esses monitores podem exibir essa resposta.
Se a taxa de pesquisa do mouse for maior que a taxa de atualização do monitor, o tempo de resposta para exibição será o mais otimizado possível.
Como alguns monitores de jogos são atualizados em até 960 Hz, uma taxa de pesquisa de mouse de 1.000 Hz é ideal para a maioria dos jogadores, portanto, você não precisa pagar demais por um mouse de alto desempenho que não melhora a jogabilidade.
É importante reconhecer que a taxa de polling do mouse não é o único fator de desempenho. Velocidade, precisão, sensibilidade e tempo de resposta também são afetados por:
DPI do mouse: quantos pixels o cursor na tela move para cada polegada que você move o mouse. Um DPI alto melhora a velocidade; um DPI baixo aumenta a precisão.
CPU: Uma alta taxa de polling aumenta as demandas de sua CPU. Se você tiver um computador mais antigo, isso pode sobrecarregar seu sistema e causar atrasos que compensam quaisquer ganhos do aumento da taxa de polling (embora não seja um problema para computadores de jogos de última geração).
Duração da bateria: uma taxa de polling mais alta pode esgotar a bateria mais rapidamente. Embora isso não afete o desempenho, significa que você gastará mais com baterias ao longo do tempo.
Tipo de conexão: os mouses com fio geralmente relatam mais rápido do que os mouses sem fio, e é por isso que muitos mouses para jogos de última geração são com fio. Também existem diferenças de desempenho entre as tecnologias sem fio. Por exemplo, os mouses Bluetooth normalmente têm taxas de polling de 125 Hz, mas os mouses de 2,4 GHz podem atingir taxas de até 1.000 Hz.
Limpeza: Um mouse ou mouse pad sujo pode causar erros de relatório, não importa quão alta seja a taxa de pesquisa do mouse. Saiba mais sobre como limpar o mouse e o mouse pad .
Taxas muito altas de Polling Rate podem ter um impacto insignificante no desempenho se o hardware ou as configurações limitarem o mouse.
A melhor estratégia é jogar com diferentes taxas de pesquisa para identificar qual funciona melhor com o seu sistema.
Você pode ler as especificações do fabricante do mouse, mas um verificador de Polling Rate é a melhor maneira de medir a taxa de pesquisa do mouse com precisão.
Essas ferramentas medem ele em tempo real e exibem sua taxa de votação média, bem como sua taxa de votação mais alta quando você move o mouse. Aqui estão três opções:
A maioria dos mouses básicos não inclui uma opção para alterar a taxa de atualização, e nem os computadores Windows nem Mac têm taxas de pesquisa nas configurações do mouse.
Você pode baixar aplicativos de terceiros para alterar ela, mas isso pode causar consequências indesejadas.
Alguns mouses possuem botões que permitem alternar instantaneamente, mas na maioria das vezes você precisará usar o software do mouse.
Veja como alterar a taxa de Polling Rate para três marcas populares de mouses para jogos.
Veja os melhores mouses Razer.
Se o seu mouse usa o Logitech G Hub:
Se o seu mouse usa o Logitech Gaming Software:
Veja os melhores mouses Logitech.
Veja os melhores mouses SteelSeries.
Esses mouses possuem taxas de polling de pelo menos 1.000 Hz, mais do que suficiente para aumentar o desempenho em qualquer aplicativo ou jogo.
A taxa de polling do mouse desempenha um papel fundamental no desempenho. Uma alta taxa de polling melhora a velocidade e a precisão, dando aos jogadores e profissionais de produtividade uma vantagem competitiva.
No entanto, você não precisa da maior taxa de pesquisa para otimizar sua experiência. Uma taxa de polling de 1.000 Hz é mais do que capaz de lidar com os jogos FPS atuais, e os aprimoramentos de desempenho são insignificantes para taxas de polling acima de 1.000 Hz.
Também é importante reconhecer que outros fatores afetam a velocidade e a capacidade de resposta, incluindo o DPI do mouse e a CPU. Periféricos, como monitor e teclado, também afetam sua experiência geral.
Se você deseja otimizar o desempenho, a melhor estratégia é emparelhar um mouse de mais de 1.000 Hz com um teclado e um monitor com alta taxa de atualização para aumentar a velocidade, aprimorar a precisão e reduzir o atraso em geral.
Conheça os melhores mouses gamers.