Melhores Mouses para Adobe Illustrator


Atualização: 15 de Junho de 2024

Como designer, comprar um novo mouse é muito importante porque esse pequeno dispositivo será uma de suas principais ferramentas de trabalho.

Portanto, ao comprar o melhor mouse para Adobe Illustrator, você deve considerar as coisas que faz antes de gastar.

Por fim, seu fluxo de trabalho deve desempenhar o papel mais importante na orientação de sua decisão de compra. Como resultado, existem algumas coisas importantes que você precisará ter em mente ao fazer compras.

Esses fatores tendem a se resumir a conforto, conjunto de recursos, facilidade de uso, estética e preço. Obviamente, ter botões programáveis ​​é uma das considerações críticas ao escolher o mouse certo para qualquer trabalho profissional.

Logitech MX Master 3

Ideal para multitarefa e fluxos de trabalho complexos

Logitech G502 Hero

Precisão e personalização para criatividade sem limites

Logitech G604

Conforto e botões extras para melhor produtividade

Logitech MX Vertical

Reduzindo o estresse com design ergonômico inovador

Apple Magic Mouse 2

Estética e funcionalidade no ecossistema Apple
Melhores Mouses para Adobe Illustrator

Qual mouse é bom para Adobe Illustrator?

1. Logitech MX Master 3

Produto Logitech MX Master 3

Vamos lá, entre os mouses que eu pessoalmente acho incríveis para usar com o Adobe Illustrator, o Logitech MX Master 3 definitivamente ganha destaque na minha lista. Cara, a primeira vez que eu coloquei as mãos nesse gadget, eu senti como se estivesse segurando um pequeno supercarro – é tão bem projetado, ergonômico e fácil de usar, que eu me senti como um verdadeiro artista digital!

Além do design, o que me fez apaixonar por ele foram as funções personalizáveis, com as quais eu posso, por exemplo, mapear funções do Illustrator direto no mouse, o que torna o trabalho muito mais fluído. Sem falar da bateria que dura uma eternidade - eu literalmente passei semanas sem precisar recarregar.

Prós

  • Design ergonômico, se ajusta perfeitamente à mão
  • Funções personalizáveis, facilitando o trabalho no Illustrator
  • Bateria de longa duração

Contras

  • Preço um pouco salgado
  • Pode ser grande demais para mãos pequenas

2. Logitech G502 Hero

Produto Logitech G502 Hero

E aí, meu segundo campeão na lista dos mouses para o Adobe Illustrator é o Logitech G502 Hero. Sabe, eu me lembro claramente do dia que comprei esse mouse. Eu estava um pouco receoso, afinal, ele é mais conhecido no mundo dos games, mas acredite, ele arrasa no design gráfico também!

O G502 Hero tem uma pegada confortável e aquele peso ajustável que foi um verdadeiro game changer para mim. Eu consigo adaptar o peso do mouse ao meu ritmo de trabalho e, quando estou naquele projeto mais pesado, isso faz toda diferença. E sabe o que mais me deixou de queixo caído? As 11 teclas programáveis.

Eu posso, de maneira simples e rápida, configurar atalhos do Illustrator, tornando meu fluxo de trabalho mais rápido e eficiente.

Prós

  • Pegada confortável
  • Peso ajustável
  • 11 teclas programáveis

Contras

  • Embora versátil, pode ser um pouco complexo para quem busca simplicidade
  • Mais voltado para gamers, o que pode desagradar alguns designers

3. Logitech G604

Produto Logitech G604

Próximo na linha é o Logitech G604. Vou te contar, eu fui pego de surpresa por esse aí. Inicialmente, com um olhar mais cético, me perguntei: "Será que esse aí vai dar conta do recado?". Pois bem, o G604 mostrou que sim, e com estilo! Primeiro, eu amei o fato dele ser sem fio, sabe? Aquela sensação de liberdade ao deslizar o mouse na mesa sem se preocupar com fios é algo que não tem preço.

Mas o grande diferencial desse mouse, na minha opinião, é a incrível quantidade de botões programáveis. São 15! Dá pra mapear praticamente todas as funções do Illustrator nele. Agora, já te aviso: é preciso um pouco de prática para se acostumar com todos esses botões, mas depois, meu amigo, é só alegria!

Prós

  • Sem fio, proporcionando liberdade de movimento
  • 15 botões programáveis
  • Bateria durável

Contras

  • Requer um período de adaptação para usar todos os botões
  • Preço um pouco acima da média

4. Logitech MX Vertical

Produto Logitech MX Vertical

Estamos chegando ao fim da nossa lista, mas antes quero te apresentar o Logitech MX Vertical. Cara, no começo eu meio que torci o nariz para ele. Sabe quando você vê algo que foge muito do convencional e pensa "Isso aí não é pra mim"? Foi assim que me senti com o MX Vertical, até colocar a mão nele.

A proposta do design vertical é oferecer uma pegada mais ergonômica e natural, e funciona mesmo! Depois de um tempo usando, você sente a diferença no pulso. E o melhor é que ele não deixa a desejar na performance, com uma sensibilidade ajustável de até 4000 DPI e conectividade via Bluetooth.

Agora, nem tudo são flores: o design que pode ser confortável para alguns, pode ser estranho para outros. Eu, por exemplo, demorei um pouco para me acostumar.

Prós

  • Design vertical ergonômico
  • Sensibilidade ajustável
  • Conectividade via Bluetooth

Contras

  • Design pode ser estranho para alguns
  • Preço mais elevado

5. Apple Magic Mouse 2

Produto Apple Magic Mouse 2

E para fechar com chave de ouro, temos o Apple Magic Mouse 2. Já vou te dizendo, se você é fã do ecossistema da maçã, como eu, vai se apaixonar por este mouse. O design elegante e minimalista é a cara da Apple e o touch integrado na superfície é uma mão na roda. Com ele, você desliza, clica e até dá zoom nos seus projetos no Illustrator com a maior facilidade.

Só que, sabe como é, nem tudo são rosas. A ergonomia dele pode não ser a ideal para longas horas de trabalho e o preço... bom, aí já viu né, é Apple. Mas, se você não se importa de pagar um pouco mais pela experiência que ele oferece, vai fundo!

Prós

  • Design elegante e minimalista
  • Touch integrado na superfície
  • Bom para quem já está no ecossistema Apple

Contras

  • Ergonomia pode não ser ideal para longas horas de trabalho
  • Preço elevado

Perguntas frequentes

Como escolher o mouse certo para o Adobe Illustrator?

A maioria dos usuários está familiarizada com o mouse padrão. Seu layout de três botões oferece funcionalidade básica para o que a maioria das pessoas fará em seus computadores.

Embora isso seja suficiente para a maioria dos usuários, outros podem se beneficiar de alguns botões programáveis ​​extras que auxiliam em seu trabalho.

Vamos ver algumas coisas necessárias para obter um mouse para o Adobe Illustrator.

Ergonomia

Os mouses ergonômicos são projetados especificamente para atender os usuários. Ter isso em mente resulta em um produto que não apenas aponta e clica, mas também é muito confortável de usar.

Entre os principais benefícios de um mouse ergonômico está a redução da tensão no pulso. Isso ajuda a aliviar a pressão nos pulsos após horas de trabalho prolongadas. Como resultado, você também reduz as chances de desenvolver a síndrome do túnel do carpo.

Características

Muitas vezes, você pode se safar com um mouse básico. No entanto, quando você precisar de um controle mais preciso, precisará de um mouse com alguns recursos extras.

DPI

O DPI ajustável é um recurso que os usuários consideram útil. Muitos mouses básicos assumem uma abordagem de tamanho único ao projetar o mouse. No entanto, um com um botão DPI permitirá que você personalize a velocidade do ponteiro ao arrastar o mouse sobre uma superfície.

Os ilustradores com uma configuração de vários monitores se beneficiarão do DPI ajustável, pois isso permitirá que eles se movam rapidamente entre os monitores, alterando a sensibilidade do cursor aos movimentos.

Teclas personalizáveis

Conforme mencionado, você pode ter um mouse com teclas adicionais. Ter as teclas personalizáveis ​​extras permitirá que você mapeie algumas combinações de teclas úteis ou atalhos para as teclas, facilitando o acesso e melhorando seus fluxos de trabalho.

Isso desempenha um papel enorme na melhoria da eficiência com que você trabalha.

Com fio x sem fio

À medida que mais e mais dispositivos trocam cabos por conexões sem fio, a questão recai sobre a preferência do usuário quanto ao tipo de mouse que ele prefere.

Você pode escolher um mouse sem fio se quiser ter uma área de trabalho mínima e organizada; ao passo que, com um mouse com fio, os usuários geralmente buscam melhor capacidade de resposta e menores custos de manutenção em termos de obtenção de novas baterias ou recarga.

Sensibilidade

Quando tudo estiver dito e feito, você deseja um mouse altamente responsivo que seja capaz de movimentos muito finos.

Isso é útil quando, em vez de usar um tablet e uma caneta de desenho digital, você usa o mouse para a maior parte do seu trabalho.

A sensibilidade ajudará a minimizar o risco de erros.

Qual o melhor mouse para Adobe Illustrator?

Aqui vimos alguns dos melhores mouses para o Adobe Illustrator. O ponto a ser observado aqui é que o mouse certo não precisa ser muito caro.

No entanto, dependendo do conjunto de recursos que você deseja, como teclas programáveis, ergonomia ou até mesmo estética, o preço pode variar.

Confira também:

Ricardo Almeida

Autor: Ricardo Almeida

Sou Ricardo Almeida, engenheiro de software formado pela USP com mestrado pelo ITA. Além da experiência de uma década na área de tecnologia, sou um ávido gamer e apaixonado por avaliar e revisar mouses de alta performance. Como entusiasta de código aberto, também contribuo regularmente para projetos na comunidade de software e jogos eletrônicos.