Review Mouse Logitech MX Master 3


Atualização: 12 de Maio de 2024

O Logitech MX Master 3 é o mais recente da série MX Master da Logitech, e o design atualizado o torna uma escolha valiosa se você estiver procurando por um mouse de produtividade no mercado.

O mouse apresenta um design confortável e ergonômico, recursos de produtividade exclusivos que são adaptáveis ​​a software específico, uma nova roda de rolagem magnética e bateria de longa duração atualizada e extralonga.

O preço está alto para um periférico de produtividade, mas os recursos extras podem ajudar no fluxo de trabalho e na eficiência.

Isso é especialmente verdadeiro para profissionais que passam a maior parte de seus dias de trabalho usando programas especializados como Excel, Photoshop ou Final Cut Pro.

Este mouse possui dezenas de opções personalizáveis, mas mesmo que você esteja interessado em apenas algumas delas, vale a pena conferir o MX Master 3. 

Logitech MX Master 3

Mouse de Produtividade Confortável e Multifuncional
Review Mouse Logitech MX Master 3

Mouse Logitech MX Master 3 é bom? Vale a pena comprar?

1. Logitech MX Master 3

Produto Logitech MX Master 3

Design

O Logitech MX Master 3 é um mouse ergonômico para destros com design funcional e curvas que se adaptam ao formato natural de sua pegada.

O canto para o polegar e a área para a palma têm superfícies texturizadas e antiderrapantes.

Existem sete botões neste mouse. Na parte superior, há uma roda de rolagem clicável e um botão para ajustar a configuração de rolagem.

Na lateral, há uma roda de rolagem do polegar e dois botões personalizáveis, além de um botão adicional quando você pressiona o polegar.

Há uma porta de carregamento USB-C na frente e, na parte inferior, há um botão para alternar manualmente entre três perfis de dispositivo diferentes.

A nova roda de rolagem, o mais recente desenvolvimento da Logitech desde o MX Master 2S, permite alternar entre a rolagem “raquete” ou “suave”.

Você pode conectar o MX Master 3 a até três dispositivos diferentes. Um botão na parte inferior do mouse facilita a alternância entre diferentes perfis e para saber qual dispositivo está em uso no momento.

Se você instalar o software Logitech Options em cada computador, poderá alternar facilmente entre os dispositivos.

Ao contrário dos mouses Logitech anteriores, porém, este não vem com um local para armazenar o dongle USB, o que aumenta a probabilidade de você perder o pequeno adaptador.

O MX Master 3 vem em padrões de cor grafite e cinza.

Recursos

Você pode usar o MX Master 3 no Windows, Mac e Linux. Quase todos os recursos que acompanham este mouse - e são muitos - oferecem opções de personalização.

A rolagem do polegar na lateral funciona como um rolagem horizontal, o que é especialmente útil para Excel e Final Cut Pro. Os dois botões próximos ao polegar podem ser botões de copiar e colar.

O MX Master 3 possui recursos pré-programados para aplicativos comumente usados, como Microsoft Word, Photoshop e Chrome. Estes podem ser surpreendentemente úteis. 

Por exemplo: o botão de rolagem do polegar no Chrome permite alternar entre as guias existentes. Você também pode abrir uma janela em uma nova guia clicando no botão de rolagem.

No Photoshop, a rolagem do polegar pode redimensionar o pincel. O mouse adaptará seus botões de atalho dependendo do software que você estiver usando.

Se você instalou o software Logitech para vários aplicativos, provavelmente precisará consultar o diagrama de instruções algumas vezes, que pode ser um pouco tedioso para acessar.

Mas essas funções são geralmente intuitivas e fáceis de aprender.

O MX Master 3 vem com uma duração de bateria atualizada de até 70 dias. Não consegui verificar isso, mas não precisei carregá-lo durante a última semana de teste e a duração da bateria não diminuiu.

Um minuto de carregamento também oferece três horas de uso, o que pode ser útil caso a bateria acabe no meio de um dia de trabalho. Uma carga completa levará algumas horas.

Você pode ajustar a velocidade do ponteiro e da roda de rolagem vertical, além de alternar entre as opções de rolagem “catraca” (resistente) e rolagem “suave”.

A roda de rolagem vertical pode rolar 1.000 linhas por segundo (ou talvez dois segundos), conforme anunciado.

O mouse pode se conectar via Bluetooth ou dongle USB. Se a sua conectividade Bluetooth não for confiável, a conectividade sem fio USB funcionará bem, apesar de uma mensagem de erro inicial que recebi.

O dongle USB é minúsculo, então você só precisa se certificar de não perdê-lo.

Desempenho

A forma curva e o encaixe do polegar, bem como a precisão e precisão do cursor, tornam o Logitech MX Master 3 extremamente confortável de usar por longos períodos de tempo.

Parecia um pouco antinatural voltar para um mouse plano depois de usar este.

A rolagem do polegar pode ser um pouco proeminente demais e fazer com que você a use acidentalmente, apesar do posicionamento aprimorado em relação ao MX Master anterior da Logitech.

Ainda assim, achei a rolagem do polegar um recurso muito útil (especialmente para o Chrome, onde ele navega entre as guias). Você também pode desligá-lo, se estiver no seu caminho.

O software Logitech Options foi um pouco difícil de instalar, mesmo porque não ficou imediatamente claro que a versão de que você precisa depende do sistema operacional do seu computador.

No entanto, desde que você saiba o que procurar, não deverá ter problemas.

É útil que você não precise baixar o software Options para usar este mouse, e não há praticamente nenhum processo de configuração para as funcionalidades básicas do dispositivo.

Se você deseja personalizar os recursos do MX Master 3, o software é bastante intuitivo.

Se você estiver usando o software Logitech Options para gerenciar vários dispositivos, o cursor tende a alternar os computadores perto da borda da tela, o que pode ser frustrante.

Quando você está indo e voltando entre os dispositivos, o cursor tem um atraso de meio segundo.

Não flui tão suavemente quanto poderia. Se o seu trabalho depende de ações e cliques em frações de segundo, isso é algo a considerar.

O Master MX 3 funciona perfeitamente em praticamente qualquer superfície.

Testei-o em uma mesa de madeira com pequenas saliências, uma mesa de ladrilhos e até um sofá e tapete, e descobri que era preciso e preciso em cada caso.

Você não precisará de um mouse pad ou revista brilhante para que o mouse funcione corretamente.

Prós

  • Design ergonômico;
  • Pode ser usado em três dispositivos;
  • Bateria de longa duração;
  • Recursos personalizáveis ​​para diferentes softwares.

Contras

  • Caro;
  • Alguns problemas de software;
  • A porta USB é fácil de perder.

Conclusão

Quando você considera velocidade, precisão, design do produto, configuração personalizável e outros recursos discutidos nesta análise do Logitech MX Master 3, este mouse de produtividade é a melhor escolha.

Os profissionais que passam a maior parte de seus dias de trabalho em software especializado — codificadores, designers gráficos, editores de filmes etc. — provavelmente se beneficiarão mais com esses recursos.

No entanto, usar apenas alguns recursos pode ser surpreendentemente útil, e o design físico do MX Master 3 é mais confortável do que outros mouses que usei.

Por outro lado, se o seu objetivo principal ou único for utilizar o recurso de controle entre computadores, talvez seja melhor usar outro mouse mais em conta.

Confira também:

Ricardo Almeida

Autor: Ricardo Almeida

Sou Ricardo Almeida, engenheiro de software formado pela USP com mestrado pelo ITA. Além da experiência de uma década na área de tecnologia, sou um ávido gamer e apaixonado por avaliar e revisar mouses de alta performance. Como entusiasta de código aberto, também contribuo regularmente para projetos na comunidade de software e jogos eletrônicos.