Review Mouse Logitech MX Vertical

Por em 21 de Novembro de 2024

O mouse Logitech MX Vertical Advanced Ergonomic combina um design ergonômico com recursos personalizáveis ​​exclusivos.

É uma escolha sólida se você estiver procurando os recursos de produtividade exclusivos da Logitech, combinados com um formato vertical.

A Logitech lançou este mouse em 2018, e a principal ideia por trás de sua inclinação de 57 graus é aliviar a pressão do pulso e do antebraço.

Esse design não é necessariamente adequado para todos, mas o MX Vertical pode ser uma boa opção se você quiser experimentar um formato diferente do mouse padrão.

ImagemNome do ProdutoCaracterística
Mouse Ergonômico Vertical Avançado
Produto Logitech MX Vertical

1. Logitech MX Vertical

Design

O design ergonômico do Logitech MX Vertical é seu recurso mais atraente.

A inclinação de 57 graus do mouse pode, teoricamente, reduzir o movimento muscular em 10%, mantendo o pulso em uma posição mais natural.

O canto para o polegar e o resto para a palma da mão são antiderrapantes. 

O Logitech MX Vertical tem seis botões. Na parte superior, há um botão esquerdo, um botão direito e uma roda de rolagem clicável.

Existem dois botões personalizáveis ​​acima do canto do polegar e há mais um botão personalizável na parte superior. 

Você pode conectar o Logitech MX Vertical a até três dispositivos e alternar entre eles clicando em um botão na parte inferior do mouse.

Uma luz indica a qual dispositivo o mouse está conectado no momento. Você também pode alternar perfis por meio do software Logitech Options. 

Há uma porta USB-C na frente para carregar o mouse. A conexão sem fio pode operar em até 32 pés (10 metros).

Para conectar o mouse ao seu computador, você pode usar o cabo USB-C, Bluetooth ou o dongle USB. O único problema é que o dongle USB é minúsculo.

O mouse não vem com um compartimento para guardá-lo, então, a menos que você planeje mantê-lo permanentemente conectado ao seu computador, você terá que encontrar uma solução para garantir que ele não se perca.

Recursos

A inclinação do Logitech MX Vertical posiciona seu pulso entre uma configuração totalmente horizontal e uma totalmente vertical.

Este design destina-se especificamente a aliviar a tensão do antebraço e a pressão do pulso. 

A duração da bateria dura até quatro meses.

Não pude testar isso, mas não precisei carregar o mouse desde que comecei a usá-lo. Além da longa duração da bateria, outro recurso útil é que um minuto de carregamento oferece três horas de uso - uma boa solução em caso de emergência no meio do dia de trabalho.

Demora algumas horas para carregar totalmente a bateria.

Cada botão é personalizável neste mouse, assim como recursos como rolagem e velocidade do ponteiro.

Você também poderá alternar a direção de rolagem de acordo com sua preferência. Logitech Options, o software deste mouse, permite que você personalize botões para diferentes aplicativos.

Por exemplo, você pode programar um botão para abrir uma nova janela no Chrome se for um usuário frequente da Internet.

Você também poderá personalizar botões para software como Microsoft Word e Excel para que ações como aumentar o zoom ou copiar e colar sejam mais rápidas e não exijam um teclado.

Desempenho

A principal característica do MX Vertical da Logitech é seu design ergonômico.

Como tal, vale a pena considerar se isso realmente aliviará a tensão no pulso ou se sentirá mais confortável.

Praticamente, se o ângulo vertical alivia a dor dependerá de como você usa o mouse e de como posiciona o pulso.

Embora o MX Vertical provavelmente não resolva nenhuma dor crônica, pode ser uma postura um pouco mais confortável.

Por outro lado, o design vertical significa que você não poderá apoiar a parte interna do pulso na mesa enquanto estiver usando o mouse.

Você pode realmente achar essa configuração menos confortável. O ponto principal é que é uma preferência pessoal e pode exigir alguma experimentação. 

A capacidade de personalizar botões com base no aplicativo que você está usando é um recurso útil, que pode aumentar o fluxo de trabalho e a produtividade.

Esse recurso é mais adequado para usuários especializados, como pessoas que trabalham com softwares como Adobe InDesign ou Final Cut Pro.

Dito isto, esses botões podem ajudar até mesmo um usuário menos frequente a ser mais eficiente. 

Pode levar um minuto para configurar todas as suas preferências e aprender a usar o Logitech Options. Mas depois de baixar o software, é intuitivo de usar.

Também é útil que você não precise baixar o software da Logitech para que o mouse funcione.

No entanto, a função de rolagem neste mouse é mais lenta, mesmo depois de ajustada para a velocidade mais rápida, especialmente em comparação com o mouse mais recente da Logitech, o MX Master 3. 

Uma das vantagens do Logitech MX Vertical é que ele funciona bem em praticamente qualquer superfície.

Eu testei em uma mesa de mármore, uma mesa ligeiramente irregular com arestas e um jogo americano texturizado, e descobri que funcionou bem em todos os três.

O ponteiro é rápido e preciso e você pode ajustar a velocidade do cursor no software.  

O recurso Flow, onde você "desliza" o cursor do mouse de um computador para outro, também pode ser uma ótima ferramenta para pessoas que usam vários computadores ao mesmo tempo.

No entanto, o mouse tende a ficar lento com esse recurso e, às vezes, pode ser difícil de localizar ao alternar entre os dispositivos. 

Prós

  • Design vertical ergonômico;
  • Precisão e velocidade;
  • Recursos personalizáveis.

Contras

  • Caro;
  • Alguns problemas de software;
  • Dongle USB fácil de perder.

Conclusão

O Logitech MX Vertical é a melhor escolha de mouse de produtividade se o design ergonômico e os recursos personalizáveis ​​forem uma prioridade para você. 

No entanto, se o principal recurso em que você está interessado é o design vertical, considere uma alternativa mais acessível. Temos um guia abaixo sobre os melhores mouses verticais.

Se você estiver interessado apenas nos recursos personalizáveis ​​deste mouse, considere o Logitech MX Master 3, pois há um pouco mais de opções e a roda de rolagem é mais avançada. 

Confira também:

Ricardo Almeida

Seja muito bem vinda(o) ao meu blog. Sou Ricardo Almeida, engenheiro de software formado pela USP com mestrado pelo ITA. Além da experiência de uma década na área de tecnologia, sou um ávido gamer e apaixonado por avaliar e revisar mouses de alta performance. Como entusiasta de código aberto, também contribuo regularmente para projetos na comunidade de software e jogos eletrônicos.