Review Mouse Razer Viper Mini


Atualização: 15 de Junho de 2024

A Razer tem inovado ultimamente com o lançamento de sua série Viper e, para adicionar ao Viper & Viper Ultimate, temos o Razer Viper Mini.

Nesta revisão do Razer Viper Mini, vou orientá-lo em todos os recursos que o mouse tem a oferecer.

Se você está lutando para decidir entre o Razer Viper Mini vs Razer Viper Ultimate vs Razer Viper, tentei comparar esses mouses juntos ao longo do artigo, quando necessário.

Vamos nos aprofundar e ver o que o mouse econômico da Razer tem a oferecer.

Razer Viper Mini

Mouse Gamer Leve da Razer
Review Mouse Razer Viper Mini

Razer Viper Mini é o Mouse com Melhor Custo Benefício?

1. Razer Viper Mini

Produto Razer Viper Mini

Especificações do Razer Viper Mini

O Razer Viper Mini é muito pequeno, tão pequeno que é menor que o Glorious Model O Minus, mas tem uma protuberância um pouco mais alta.

Comparado com o Finalmouse Ultralight 2, o Viper Mini é um pouco mais longo, tem uma largura de pegada semelhante, mas tem uma protuberância maior.

Vou entrar em mais detalhes sobre o que isso significa mais tarde.

Com 61g, é um dos mouses para jogos mais leves do mercado atualmente, atrás apenas do Finalmouse Ultralight (47g), Coolermaster MM710 (52g) e Model O menos (58g).

Cores e revestimento

Atualmente, há apenas uma cor disponível para o Viper Mini, que é preto. Houve rumores de que a Razer fará uma versão branca, então fique atento a isso. Vale conferir também caso tenha sido lançado desde a época deste artigo.

O revestimento do Viper Mini é um plástico fosco texturizado. Os botões principais do mouse e as alças laterais têm uma textura mais áspera, enquanto a saliência é mais suave.

Comparado com o Viper Ultimate e o Viper normal, a textura do Mini é a mesma. O Viper Ultimate e o Viper têm empunhaduras laterais diferentes, sobre as quais falarei com mais detalhes posteriormente.

Forma e Design

A Razer colaborou com muitos entusiastas de mouses diferentes na comunidade de mouses para jogos e no Reddit.

Eles queriam garantir que o Viper Mini fosse construído junto com informações valiosas de seu público-alvo.

Os mouses pequenos tornaram-se populares porque são mais leves e muitas vezes podem levar a uma melhor pontaria.

Se você ler comentários sobre este mouse em outro lugar, encontrará pessoas reclamando que ele é muito pequeno, mas este mouse definitivamente não é muito pequeno se for usado pelas pessoas certas.

Normalmente, isso acontece porque o revisor está acostumado com mouses grandes e pesados ​​e provavelmente palm grips, então eles estão testando um mouse não projetado para eles.  

O Viper Mini foi projetado especificamente para jogadores de garra e ponta dos dedos.

É adequado para pessoas com mãos pequenas a médias, pois possui uma largura de aperto estreita de 5,35 mm e apenas 11,83 mm de comprimento.

Sua forma ambidestra é semelhante às séries Zowie FK e Model O. É discreto, mas a Razer propositalmente levantou a corcunda para que o mouse se adapte a uma variedade maior de estilos de pegada.

As alças laterais são diferentes no Viper Mini vs Viper Ultimate e no Viper regular. Não há ondulações emborrachadas e a textura é um plástico fosco áspero.

Muitos preferem o plástico liso nas laterais, pois é mais durável e faz com que a fita aderente fique melhor no lugar.

As laterais têm uma curva natural de trás para frente semelhante ao Model O, mas a parte de trás tem um ângulo mais acentuado.

Sensor

Considerando o preço insanamente barato, a Razer teve que cortar custos em algum lugar. O Viper Mini usa o PMW3359 que é um sensor sólido porém não é top de linha.

Ele suporta entre 200-8.500 DPI, o que é mais do que suficiente para a maioria dos jogadores. Depois de testar o mouse por inúmeras horas, não houve nenhum problema de rotação ou rastreamento.

O Razer Viper Ultimate usa o novo sensor Focus+ da Razer, que é um dos melhores do mercado junto com o HERO da Logitech.

O Viper padrão usa um PMW3389 ou '5g', como a Razer o chamou. Ambos os sensores são melhores que o 3359 no Viper Mini, mas não são perceptíveis.

Se você colocasse cada um desses mouses na minha frente, eu não saberia a diferença. O 3359 ainda irá atendê-lo bem e não consegui encontrar nenhum problema com o sensor.

Recomendações de tamanho e estilo de pegada

Devido ao seu pequeno fator de forma, o Viper Mini é adequado para jogadores de garra e ponta dos dedos.

Você também pode segurá-lo com a palma da mão, mas precisa ter mãos pequenas de cerca de 17,5 cm ou menos.

Mouses pequenos são adequados para a pegada com a ponta dos dedos e garras porque são leves e fáceis de posicionar.

A pequena protuberância também significa que fornece uma pequena quantidade de suporte se a pegada claw gostar de descansar parte da palma da mão no arco.

Para aqueles que conhecem seu estilo de pegada, o mouse é perfeito para uma pegada 1-3-1. Se você usar uma pegada 1-2-2, poderá descobrir que há espaço limitado no lado direito do mouse.

Botões

A Razer afirmou que os cliques do Viper Mini melhoraram em relação ao Viper Ultimate e ao Viper normal.

Eles são definitivamente muito mais nítidos, mais nítidos e mais responsivos. Ainda gostei dos cliques do Viper Ultimate, mas eles não pareciam tão rápidos quanto o Logitech G Pro Wireless.

Os botões principais do mouse Viper Mini são incríveis pelo preço. Suspeito que a Razer atualizará os cliques no Ultimate em breve.

Quanto aos botões laterais, a Razer ouviu o feedback e os tornou muito mais fáceis de pressionar.

Uma das reclamações sobre o Viper Ultimate era que os botões laterais eram muito pequenos e não sobressaíam o suficiente do invólucro.

Isso dificultou rolar o polegar para cima e pressioná-lo como faria com a maioria dos mouses.

Com o Viper Mini, a Razer ouviu e os botões agora se projetam para fora do invólucro, tornando-os mais fáceis de ativar.

Os botões laterais têm uma pequena quantidade de pré-viagem, mas não é perceptível durante o jogo.

A roda de rolagem no Viper Mini tem pequenas ondulações para melhorar a aderência semelhante ao Viper Ultimate e ao Viper regular.

No geral, a roda de rolagem definiu intervalos que parecem bons e uniformes. O clique da roda de rolagem é leve e pode ser acionado facilmente, o que é ótimo para aqueles que o usam como um atalho de teclado.

Cabo

A Razer intensificou seu jogo de cabos adicionando o que eles chamam de cabos 'speedflex', que são uma grande atualização para os cabos de borracha típicos aos quais você pode estar acostumado.

O cabo speedflex reduz o arrasto no seu mousepad e evita que o cabo fique preso em tudo. Se você colocar o cabo em um elástico de mouse também, o mouse quase parece sem fio.

Não é o melhor paracord do mercado, os cabos Glorious Model O, Coolermaster MM710, Finalmouse e XM1 são mais flexíveis. Não há uma grande diferença aqui, portanto, não baseie sua decisão nisso.

Pés do mouse

A Razer optou por pés totalmente 100% PTFE, que estão rapidamente se tornando o padrão da indústria para garantir um deslizamento suave, independentemente da superfície que você usa.

Esses pés são ótimos e comparáveis ​​à maioria dos mouses do mercado, portanto, pelo preço do Mini, é um ótimo extra.

Durabilidade

Durante meus testes de jogo, não tive problemas de durabilidade com o mouse. Os botões do mouse são separados do shell, o que às vezes é uma preocupação para os ratos porque eles podem ficar instáveis ​​após o uso prolongado.

Até agora, não experimentei isso e, pelo preço, o Viper Mini tem sido surpreendentemente sólido em termos de qualidade de construção.

Softwares

Como qualquer periférico Razer importante, o Viper Mini pode ser utilizado pelo Razer Synapse. De dentro do software, você pode configurar todo o RGB até o conteúdo do seu coração.

Você também pode configurar cada botão e defini-los como macros ou qualquer funcionalidade que desejar.

Os valores de DPI também podem ser configurados, incluindo a alteração de cada predefinição de DPI para um valor de sua escolha.

Prós

  • Super leve;
  • Pés de mouse em PTFE;
  • Botões laterais são ótimos;
  • RGB;
  • Cliques primários táteis;
  • A roda de rolagem é leve e tátil;
  • Mouse bom e barato.

Contras

  • Cabo paracord poderia ser mais flexível;
  • Sem personalização de distância de decolagem e é um pouco alto demais.

Conclusão

A Razer está arrasando com seus periféricos recentes e o Viper Mini não é diferente.

É provavelmente um dos, senão o melhor mouse para jogos de baixo custo que você pode obter agora.

O Glorious Model O e o Viper Mini são muito semelhantes e difíceis de comparar, pois ambos têm prós e contras.

Pelo preço, você está obtendo um valor fantástico. Cliques de nível premium, um paracord de estoque, pés de PTFE e ótimos botões laterais.

Confira também:

Ricardo Almeida

Autor: Ricardo Almeida

Sou Ricardo Almeida, engenheiro de software formado pela USP com mestrado pelo ITA. Além da experiência de uma década na área de tecnologia, sou um ávido gamer e apaixonado por avaliar e revisar mouses de alta performance. Como entusiasta de código aberto, também contribuo regularmente para projetos na comunidade de software e jogos eletrônicos.