Review Mouse Razer Basilisk Ultimate


Atualização: 15 de Junho de 2024

O Razer Basilisk Ultimate é um ótimo mouse para jogos.

Este mouse sem fio se parece muito com o Razer Basilisk normal, mas com um design um pouco mais nítido na frente e uma textura mais agradável no apoio para o polegar.

Possui um design ergonômico para destros, com uma infinidade de botões personalizáveis.

O desempenho do sensor é notável e possui latência de clique muito baixa. Também é confortável para qualquer tipo de pegada e para a maioria dos tamanhos de mão.

No entanto, não é um ótimo ajuste para mãos menores. Você pode usá-lo com ou sem fio, e é um mouse muito versátil.

Razer Basilisk Ultimate

Excelente Mouse Gamer Tudo em Um
Review Mouse Razer Basilisk Ultimate

Razer Basilisk Ultimate é bom? Vale a pena comprar?

1. Razer Basilisk Ultimate

Produto Razer Basilisk Ultimate

Estilo e design

Ele se parece muito com o Razer Basilisk normal , mas com frentes ligeiramente mais nítidas nos botões L/R.

O apoio para o polegar no lado esquerdo também tem uma textura diferente e parece um pouco mais premium.

Ele tem as mesmas faixas de iluminação RGB em cada lado, no mouse e no logotipo do Basilisk normal.

Este mouse se parece bastante com o Logitech G502 LIGHTSPEED Wireless.

Portabilidade

O Razer Basilisk Ultimate é decentemente portátil, especialmente para um mouse para jogos.

Embora a maioria das pessoas provavelmente o use estritamente com a configuração de jogos em casa, ele cabe em estojos ou bolsas maiores para laptop e você pode armazenar seu receptor USB no mouse.

Qualidade de construção

A qualidade de construção do Razer Basilisk Ultimate é excelente.

Embora seja feito do mesmo plástico denso e de boa qualidade do Basilisk normal, os pés são ainda melhores. Não há peças soltas ou oscilantes.

Peso

O resultado de menor peso é obtido removendo a placa de plástico que cobre o compartimento de armazenamento do receptor na parte inferior do mouse.

Se você estiver interessado em um mouse de vários gêneros semelhante, mas significativamente mais leve, confira o SteelSeries Aerox 5 Wireless.

Conexão

O Razer Basilisk Ultimate pode ser usado com ou sem fio.

Ele vem com um receptor USB que pode ser conectado diretamente ao seu PC ou na base incluída para funcionar como uma extensão se o seu PC estiver muito longe do mouse.

Se você também deseja usar o mouse via Bluetooth com sua estação de trabalho, confira o Razer Basilisk X Hyperspeed mais acessível ou o Razer Basilisk V3 X HyperSpeed.

Como alternativa, o Razer Basilisk V3 Pro é uma opção de alto desempenho com recursos de Bluetooth.

Cabo

O cabo Micro-USB incluído é o mesmo que acompanha o Razer Viper Ultimate e é muito melhor do que a maioria dos outros cabos Razer.

É um cabo de boa qualidade com bastante flexibilidade. Ele pode ser usado para conectar o mouse ao PC ou pode ser conectado ao adaptador incluído para funcionar como um cabo de extensão para o receptor USB.

Botões adicionais

Ele tem 11 botões, incluindo a inclinação da roda L/R, e todos eles (assim como a rolagem para cima/para baixo e a chave de perfil na parte inferior do mouse) podem ser reprogramados com o software complementar.

Você também pode atribuir um botão HyperShift para fornecer uma segunda camada de botões programados.

Se você estiver interessado em um mouse com uma forma muito semelhante, mas com um layout de botão lateral D-pad como os encontrados em alguns controladores de jogos, confira o Cooler Master MM830.

Ou, para um mouse semelhante com três botões laterais adicionais à esquerda, confira o ASUS ROG Spatha X.

Latência de clique

O Razer Basilisk Ultimate possui excelente latência de clique. Também é muito consistente. Você não experimentará nenhum atraso de latência de clique perceptível ao jogar com este mouse em qualquer gênero.

Há um padrão identificável na variação da latência do clique quando este mouse está conectado ao seu receptor sem fio.

No entanto, você não notará esse padrão de variação no jogo, pois varia apenas alguns milissegundos, no máximo.

Roda do mouse

Há uma configuração de resistência na parte inferior do Razer Basilisk Ultimate que permite ajustar entre a rolagem entalhada ou os modos de rolagem livre mais rápidos.

A roda de rolagem também possui entradas de inclinação esquerda e direita. Observe que, por padrão, essas entradas de inclinação não rolam horizontalmente, mas você pode programá-las para fazer isso usando o software de personalização.

Se você estiver interessado em um mouse com uma roda de rolagem de qualidade superior com entradas programáveis ​​para cima/para baixo, confira o Logitech G502 X.

Software de configuração

O Razer Synapse 3 é um ótimo software. Você pode personalizar cada botão do mouse, salvar vários perfis, ajustar o CPI e a taxa de votação e definir as 14 zonas RGB.

Este mouse também possui memória integrada para que você não perca suas configurações de personalização ao trocar de computador, o que é ótimo.

Compatibilidade do mouse

Infelizmente, o Razer Synapse 3 não está disponível no macOS.

Embora este mouse funcione com as configurações de botão padrão no Mac prontas para uso, se você quiser personalizá-las, terá que fazer as alterações em um PC com Windows e salvá-las no mouse.

Prós

  • Excelente latência de clique;
  • O design ergonômico para destros pode ser usado em todos os tipos de pegada na maioria dos tamanhos de mão;
  • Ótimas opções de personalização.

Contras

  • Sem opções de conectividade Bluetooth.

Avaliação do Razer Basilisk Ultimate

Excelente, extremamente interessante para jogos de FPS.

Depoimento feito em 23 de abril de 2023

Conclusão

O Razer Basilisk Ultimate, embora não seja perfeito, é um dos melhores de sua categoria.

Excelente qualidade de construção, sensação de peso, conforto, sensor óptico e interruptores superiores e facilidade de personalização tornam este mouse digno de ser sua próxima arma de escolha.  

O G502 Lightspeed da Logitech finalmente tem uma forte concorrência na corrida de mouse para jogos sem fio.

O Basilisk Ultimate tem uma vantagem com um conjunto de software de jogos premium e opções de design inteligentes, como a roda de ajuste de sensibilidade da roda de rolagem na parte inferior do mouse.

No entanto, tenho minhas queixas, incluindo um botão de embreagem de sensibilidade quase inacessível e a sensação menos tátil dos botões.

Mas depois de usar os dois, acho o Basilisk Ultimate superior em quase todos os aspectos. É caro, mas seu conforto, personalização e desempenho justificam a extravagância. 

Confira também:

Ricardo Almeida

Autor: Ricardo Almeida

Sou Ricardo Almeida, engenheiro de software formado pela USP com mestrado pelo ITA. Além da experiência de uma década na área de tecnologia, sou um ávido gamer e apaixonado por avaliar e revisar mouses de alta performance. Como entusiasta de código aberto, também contribuo regularmente para projetos na comunidade de software e jogos eletrônicos.